segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Unidade beneficia pesca no município de Prado

 

Mais de mil pescadores do município de Prado, no extremo sul da Bahia, recebem apoio na gestão da Unidade de Beneficiamento e Comercialização de Pescado, entregue pelo governo estadual na manhã de sábado (30), na sede da Colônia de Pescadores Z-23.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Bahia Pesca, empresa da Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da CAR.
A unidade é composta de duas câmaras de gelo e um salão para distribuição de pescados e limpeza dos peixes e vai dinamizar a atividade na região, com atendimento direto também aos pescadores dos distritos de Cumuruxatiba e Corumbau.
Para o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, a unidade é imprescindível para incentivar a atividade dos pescadores, com possibilidade de incrementar a renda e o comércio local. “Estamos juntos nessa parceria com a Bahia Pesca, porque entendemos que essa é uma reivindicação antiga dessa comunidade. Por isso, a Sedir, por meio da CAR, atenta à necessidade de desenvolvimento do município de Prado, vai assinar um convênio de apoio para a gestão dessa unidade”.
O presidente da Colônia Z-23, Edivaldo Vieira Franco, conhecido como Vado, afirmou que a unidade possibilitará aos associados comprar gelo mais barato. “Vamos sair das mãos dos atravessadores e teremos mais ganhos com o nosso trabalho. Agradecemos ao governo, à Bahia Pesca e à Sedir/CAR pelo apoio”.
Durante o evento, a Bahia Pesca entregou também ‘kits marisqueiras’ – bancada com pia e outra para catação, ecofogão, jogo de panelas e escorredor – para a comunidade Pataxó de Corumbau. Os kits vão facilitar o beneficiamento dos produtos da mariscagem, além de possibilitar melhorias nas condições de higiene.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, informou que a empresa é responsável pela assinatura de convênio de repasse da unidade de beneficiamento e que a parceria com a Sedir deve ser fortalecida com outras ações que beneficiem os pescadores. “Essa ação é importante, porque não é apenas uma parceria de cessão da unidade, mas também de gestão, onde a Sedir, via CAR, fará a gestão de capacitação técnica e a Bahia Pesca a capacitação operacional”.

Fonte:
http://www.giropelointerior.com.br/news.php?idAtual=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário