segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Inflação tende a subir após queda de julho, diz diretor do BC

BRASÍLIA  -  O diretor de política econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, avalia que o melhor período da inflação ficou para trás. Segundo ele, apresentou o Boletim Regional em Belém, o número de julho do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi “o melhor momento” da inflação nas leituras mensais.
De agora em diante, disse Hamilton, as leituras mensais de preços tendem a aumentar, mas o acumulado em 12 meses vai seguir recuando. Parece paradoxal, mas isso é efeito da base de comparação.
Em julho, o IPCA apresentou alta de 0,03%, mas ainda acumula alta de 6,27% em 12 meses, acima do centro da meta de 4,5%.
Atividade econômica
Hamilton afirmou ainda que a retomada do ritmo de crescimento da economia brasileira está condicionada à recuperação da confiança das famílias e das empresas. Tese essa que o BC passou a defender na ata de sua última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Hamilton também apontou que o crescimento do crédito continua moderado e que o BC trabalha com moderação de ganhos salariais.
O BC também diz esperar o cumprimento do superávit primário em 2013 e 2014 conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).


© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/brasil/3230176/inflacao-tende-subir-apos-queda-de-julho-diz-diretor-do-bc#ixzz2bn00kScI

Nenhum comentário:

Postar um comentário