sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Expectativa por união fiscal na Europa guia mercados para pregão em alta

SÃO PAULO – Sobrepondo-se a indicadores econômicos, o noticiário político pode, mais uma vez, continuar a movimentar os mercados, tal como pode ser observado nos índices acionários da Europa nesta sexta-feira (2).
Em consistente alta, o FTSE 100, o qual acompanha a bolsa de Londres, por volta das 08h55 (horário de Brasília) registra alta de 1,36%, em trajetória que é seguida pelo CAC 40 (+1,70%), de Paris, DAX (+1,56%), de Frankfurt e FTSE MIB (+2,18%), de Milão.
Por lá, os papéis das mineradoras se destacam pela forte alta nesta manhã, enquanto os contratos futuros sobre índices de ações nos EUA também sinalizam para um pregão norte-americano positivo.
Declarações de Angela Merkel
Nesta manhã a chanceler alemã Angela Merkel anunciou a sua intenção em se atingir uma integração fiscal na União Europeia, em tema que será discutido com o presidente francês Nicolas Sarkozy na próxima segunda-feira. No dia 9 de dezembro os líderes da região se encontrarão para, entre outros assuntos, discutir como frear a atual crise.
A fala de Merkel segue em linha com a de Mario Draghi, presidente do BCE (Banco Central Europeu), o qual reforçou na última data que o trabalho de recuperação da credibilidade deve ser feito pelos governos e que um “pacto fiscal” é o elemento mais importante que deveria ser perseguido. Sarkozy também defendeu o mesmo caminho na quinta-feira, ao votar a favor por mudanças nos tratados do bloco.
Relatório de Emprego norte-americano
Contudo, esta sexta-feira também reserva aos investidores alguns indicadores econômicos que, em outras situações, teriam mais relevância. O centro das atenções fica por conta do relatório de emprego, nos EUA, enquanto no front interno o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia a Pesquisa Industrial Mensal, a qual detalha a evolução da produção e do mercado de trabalho na indústria.
Desta forma, analistas acreditam que o Ibovespa pode trilhar mais um caminho de alta neste pregão, dando continuidade à valorização de 2,23% registrada na véspera, quando o governo brasileiro reitrou o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) para os investimentos externos em ações e reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da linha branca.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2275048-expectativa+por+uniao+fiscal+europa+guia+mercados+para+pregao+alta

Nenhum comentário:

Postar um comentário