sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Produção industrial tem terceira queda consecutiva no Brasil

Em outubro de 2011, a produção industrial recuou 0,6% em relação a setembro, na série livre de influências sazonais, terceiro resultado negativo nesse tipo de comparação, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. No acumulado destes últimos três meses, a perda alcança 2,6%. Segundo a pesquisa, este menor ritmo produtivo atingiu 20 das 27 atividades investigadas. Na comparação com outubro de 2010, a atividade fabril apontou redução de 2,2%, acelerando o ritmo de queda ante ao mês anterior (-1,6%). Economistas esperavam queda de 0,2% e de 1,45%, respectivamente, segundo a mediana das projeções.
O índice acumulado nos últimos 12 meses ainda acumula alta, 1,3% até outubro. O dado de setembro ante agosto foi revisado e mostra uma queda menor, de 1,9%, ante 2%. Os resultados de outubro reduziram ainda mais a alta da produção industrial acumulada em 12 meses, que passou de 1,6% em setembro para 1,3%. A evolução do índice de média móvel trimestral reforça esse quadro de menor dinamismo, ao cair 0,9% nos últimos três meses até outubro. Em setembro e agosto, as quedas haviam sido de 0,6% e 0,4%, respectivamente. A indústria é um dos setores que mais têm sido golpeados pela recente desaceleração da economia brasileira, provocada sobretudo pelo agravamento da crise de dívida na zona do euro. A expectativa é de que os números do Produto Interno Bruto (PIB) a serem divulgados pelo IBGE em 6 de dezembro mostrem estagnação ou uma leve queda no terceiro trimestre, algo já sugerido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), que funciona como um sinalizador do comportamento do PIB.
Numa tentativa de proteger a atividade doméstica das intempéries externas, o governo anunciou na véspera um pacote de medidas para estimular o consumo, poucas horas após o BC ter implementado o terceiro corte seguido da taxa básica de juros, o que também tende a alimentar o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário