quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

IV Conferência Estadual de Cultura

A partir da noite desta quarta-feira (30), até o próximo sábado (03), o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, sedia a IV Conferência Estadual de Cultura, onde os delegados eleitos nas 26 conferências territoriais realizadas em todo o estado estarão reunidos para analisar, comparar e discutir as propostas elaboradas que irão compor o Plano Estadual de Cultura. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de cultura da Bahia, Albino Rubim, do superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura, Adalberto Santos, além de deputados estaduais, vereadores e do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes.

A IV Conferência Estadual de Cultura reuniu autoridades estaduais e municipais, além de representantes da sociedade. Foto: Zé Silva
A Conferência de Cultura é uma oportunidade para agentes culturais, e a sociedade de forma geral, participar das discussões sobre o que é realmente importante para o enriquecimento e fortalecimento da cultura baiana. Antes da conferência estadual que começou hoje, os 26 territórios de identidade do estado estiveram reunidos elaborando suas demandas para serem trazidas para essa etapa final. Nos dias 01 e 02, os delegados estarão reunidos analisando as propostas já elaboradas e sugerindo novas propostas dentro de cada grupo de discussão, no sábado, as propostas aprovadas por cada grupo serão lidas e postas em votação.

O ator Jackson Costa foi o mestre de cerimônias da conferência. Foto: Zé Silva
Na oportunidade, o governador Jaques Wagner sancionou a Lei Orgânica da Cultura que, dentre outros pontos, cria o Sistema Estadual de Cultura da Bahia, que é um conjunto de normas, instituições, mecanismos e instrumentos de planejamento, fomento, financiamento, e controle social, que garantem uma gestão democrática da política estadual de cultura. Na cerimônia, o governador assinou também a adesão da Bahia ao Sistema Nacional de Cultura.

Governador Jaques Wagner. Foto: Zé Silva
De acordo ao governador é sua obrigação como gestor fomentar a cultura no estado da Bahia, tendo as conferências como forma de participação popular nessa gestão. O governador ressaltou ainda a importância em estimular a produção cultural no estado, principalmente junto à juventude. “A Bahia tem uma riqueza ímpar, do ponto de vista cultural, nossa gente tem uma criatividade, tem uma tradição muito grande, e a minha preocupação é primeiro de preservação desse patrimônio e depois de estímulo à juventude para que possa participar, para que tenha mais espaços para criação cultural”, disse o governador Jaques Wagner.


Estiveram presentes autoridades federais, estaduais e municipais. Foto: Zé Silva

Albino Rubim. Foto: Zé Silva
Para o secretário estadual de cultura, Albino Rubim, a escolha em realizar as conferências de cultura no interior do estado fazem parte do planejamento do governo Wagner para interiorizar a produção cultural no estado. Segundo ele, a escolha de Vitória da Conquista se deu pela importância cultural e socio-econômica da cidade. “Tirando a primeira conferência estadual de cultura, todas as outras foram feitas no interior, e é uma amostra do nosso compromisso com a interiorização da cultura. E a escolha de Conquista é porque a cidade é um polo cultural importante, relevante, com manifestações que vão desde a cultura popular ao cinema e audiovisual”, afirmou o secretário estadual de cultura, Albino Rubim.

Leonardo Pereira. Foto: Zé Silva
Com esse compromisso, de levar as discussões sobre a produção e o fomento à cultura para todo o estado, estiveram presentes na conferência representantes de diversos municípios baianos. “A importância dessa conferência é justamente essa, abrigar todos os municípios e dando a oportunidade a eles de mostrar o seu pensamento quanto a cultura e também divulgar a sua cultura local”, colocou o delegado do município de Iguaí, Leonardo Pereira.


Apresentações artísticas também fizeram parte da programação de abertura. Foto: Zé Silva

Gildelson Felício. Foto: Zé Silva
Para o poder público municipal, a conferência ser realizada em Vitória da Conquista é a oportunidade de aproximar ainda mais o governo do estado da cidade. Segundo o secretario municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, a presença da conferência é importante pois a cidade vem se consagrando cada vez mais como um polo produtor de cultura, seja através do incentivo do poder público, ou da força de vontade dos artistas locais. Ressaltou também a importância de ter a presença do governo estadual na cidade durante os dias da conferência. ”Eu acho que, simbolicamente essa conferência representa muito para Conquista. É um momento rico para a cidade. Além disso,  gestão de cultura do estado vai estar aqui durante quatro dias, todo o staff da Secretaria de Cultura, e o governador que esteve presente aqui hoje”, colocou o secretario municipal de cultura, Gildelson Felício.

Foto: Zé Silva
Após os discursos de abertura do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conferir diversas apresentações artísticas, que foram desde apresentações teatrais e performances artísticas à música. Durante todos os dias de conferência, diversas apresentações acontecerão, tanto no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, como na Praça Barão do Rio Branco onde acontece, na sexta-feira, o show da banda Café com Blues e do cantor Zeca Baleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário