quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Diretor da FTC Explica Nota Baixa no Índice Geral de Cursos do MEC

Em publicação feita pelo MEC no Diário Oficial da União no último dia 17, na qual foram divulgadas as notas do Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país, duas instituições de Vitória da Conquista (FTC e Fainor) obtiveram nota 2, considerada insatisfatória.
A reportagem do Site da Cidade procurou ambas as instituições para se pronunciarem a respeito do desempenho das mesmas, mas conseguimos conversar apenas com o diretor da FTC de Vitória da Conquista, Sr. Sérgio Magalhães. Segundo a Assessoria de Comunicação da Fainor, os diretores da instituição estão viajando e seriam apenas eles as pessoas autorizadas a falar sobre o assunto.
De acordo ao diretor da FTC, o desempenho da faculdade tem sido o mesmo nos últimos quatro anos (nota 2) e responsabiliza a nota ruim da instituição ao resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Sérgio Magalhães. Foto: Zé Silva
“O que eu denoto é que nós estamos nas mãos dos alunos. Conversamos com alguns alunos que estão formando, e eles relatam que mais de oito colegas, pegaram a prova, assinaram o nome e entregaram. Não se pode entender num curso como Educação Física os alunos que estão entrando, terem uma nota superior aos que estão saindo. Eu acredito que o aluno ainda não se sente responsável por esse processo, não se sente inserido, e ele pouco se importa com o resultado do Enade, e isso acaba contribuindo para diminuir o conceito e até mesmo o valor e a expectativa que as pessoas têm da faculdade”, coloca o diretor da FTC de Vitória da Conquista, Sérgio Magalhães.
Ainda segundo o diretor, as notas da instituição nos quesitos de infraestrutura e corpo docente foram satisfatórias. Ressalta ainda que a expectativa de todo o corpo de profissionais era de que, neste ano, a FTC subisse para a nota 3 no ranking, já que por dois anos consecutivos vinha apresentando notas um pouco mais elevadas em vários dos quesitos de avaliação.
O que são o Enade e o IGC
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.
O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma forma de medir o desempenho das instituições de ensino superior do país. O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

Fonte.  http://www.vitoriadaconquista.com.br/2011/11/21/diretor-da-ftc-explica-nota-baixa-no-indice-geral-de-cursos-do-mec/

Nenhum comentário:

Postar um comentário