segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Economia

Prêmio Nobel de Economia sai para três norte-americanos
Jornal do Brasil
Estocolmo - O Prêmio Nobel da Economia  foi atribuído hoje (14) a três norte-americanos, Lars Peter Hansen, Eugene Fama e Robert Shiller, por trabalhos sobremercados financeiros, anunciou a Academia Sueca de Ciências. O prêmio distingue a "análise empírica de preços de ativos".
Na década de 80, Robert Shiller, da Universidade de Yale, descobriu que os preços das ações  oscilam muito mais do que os dividendos das empresas e que a relação entre preços e dividendos mantém um padrão em um prazo longo. O pesquisador ficou conhecido em todo o mundopor antecipar a crise americana de 2008, gerada pela bolha imobiliária (aumento desproporcional dos preços dos imóveis nos EUA), que terminou por ser um dos problemas que deflagraram a crise econômica mundial.  
Os vencedores no Nobel de economia
Os vencedores no Nobel de economia
Na última sexta-feira (11), o Comitê do prêmio na Noruega anunciou o Nobel da Paz, concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas  (Opaq) pelotrabalho na eliminação dessas armas. A Opaq é sediada em Haia (Holanda) e foi criada em 1977.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário