segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alunos visitam fazenda Lagoa do Morro - Brejões

Boa tarde!
No dia 7 de setembro (última quarta-feira) alguns alunos de Economia e Agronomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) visitaram a Fazenda Lagoa do Morro situada em Brejões - BA. A visita faz parte de um ciclo de aulas de campo e esta especificamente foi organizada pela professora Maíra Ferraz que ministra as disciplinas Economia Agrícola e Economia Rural e também participa do EPPABA (Estudos dos Principais Produtos Agropecuários da Bahia).

 Entrada da Recepção da Fazenda

Localizada em Brejões, a Fazenda Lagoa do Morro tem 4,4 mil hectares, altitude de até 950 metros e se dedica à cafeicultura, silvicultura e pecuária.  



Os cafés especiais produzidos na Lagoa do Morro foram certificados pela Brazil Specialty Coffee Association e premiados em diversos concursos internacionais. É a única bebida brasileira servida na sofisticada Harrod´s, em Londres.A silvicultura foi introduzida no final dos anos 80, com floresta de 70 hectares do eucalipto citriodora. Por ter encontrado excelente condição agronômica, está em expansão.
Na pecuária a fazenda abriga criação de Nelores e Brahman puros de origem, além de serviço exclusivo no estado da Bahia - o Embryo Center - onde são oferecidas tecnologia, receptoras e doadoras para produção de embriões e animais de alto valor genético. 


Café
A Lagoa do Morro, pela altitude, temperatura, pluviometria e solo é vocacionada para produzir cafés de alta qualidade, dirigidos aos mercados mais exigentes. O processo produtivo também contribui para a qualidade da bebida. As chuvas durante a colheita exigem despolpamento e secagem em usina, cuja capacidade instalada corresponde a 4,2 milhões de quilos/ano (70 mil sacas/60kg). As condições climáticas da região induzem os cafeeiros a diversas florações. Em função disso a colheita privilegia e obtém elevado índice de fruta madura (café cereja).
As espécies predominantes são o Catuaí e Mundo Novo, do gênero arábica. Novos cultivares serão implantados.

 Plantação de café

Gado Puro de Origem (PO) 
Os animais Nelore e Brahman PO da Lagoa do Morro resultam de intenso trabalho de seleção genética. Os compradores dos animais produzidos na fazenda melhoram  os índices de fertilidade do seu rebanho, precocidade sexual, velocidade de ganho de peso e a qualidade de carcaça. A atividade pecuária é orientada para a obtenção de animais produtivos. Fornece touros e matrizes de genética superior, com selo de qualidade e certificado de origem. Participam do processo de seleção animal a Universidade de São Paulo (USP), técnicos próprios e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). A sanidade do rebanho é outra prioridade. Todo ele é vacinado contra IBR, BVD, leptospirose, clostridiose, raiva e aftosa, além de exames negativos para brucelose e tuberculose. A pecuária não tem um resultado econômico tão grande como a cafeicultura, entretanto eles possuem gados de corte (para comercializaçao), e uma central de receptoras nas quais tem embriões implatados e faz-se a inseminação artificial.

 Vacas receptoras


Inicialmente fomos recebidos por Lessivânio que é proprietário juntamente com Romeu que nos contou sobre a fazenda. Esta foi adquirida em 2007 e antes pertencia ao Grupo Espírito Santo. 

Proprietário Lessivânio explicando a produção na fazenda 

O proprietário Lessivânio nos informou que este ano, por conta da falta de chuvas, a colheita retardou (esta era pra ter ocorrido em julho e só está ocorrendo agora em setembro). 

 Alunos de Economia Integrantes do PET (Programa de Educação Tutorial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário