quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Consultoria sob medida para pequenas e microempresas


Projetos de universitários chamam atenção de empreendedores por custo reduzido e presença de professores na supervisão


O empresário Jakub Gejer buscava orientação profissional para aumentar as vendas de sua loja de roupas masculinas, a Fairmont, mas não tinha recursos suficientes para contratar os serviços de uma consultoria convencional. Foi quando descobriu a PUC JR, empresa de consultoria júnior da Pontifícia Universidade Católica em São Paulo. Diante de uma proposta compatível com suas necessidades e de um preço muito menor do que o oferecido no mercado, o dono da Fairmont decidiu apostar na consultoria dos universitários. “Precisava ter certeza de que os produtos vendidos estavam adequados ao público-alvo e pedi aos consultores a PUC JR que fizessem uma pesquisa de mercado. Além disso, pedi indicações de alternativas de marketing para aumentar a captação de clientes”, afirma.
O serviço prestado nas consultorias juniores atrai pequenos e microempresários principalmente por seu baixo custo. Mas, engana-se quem pensa que o trabalho dos estudantes é realizado de maneira amadora, sem nenhuma supervisão. Na PUC JR Consultoria, por exemplo, os professores acompanham de perto os projetos e finalizam as tarefas com um toque profissional. Sem fins lucrativos, a empresa júnior paulista atende cerca de 15 clientes todos os meses e possui 67 colaboradores que estudam nos cursos de administração, economia, contabilidade e ciências atuariais.
Foto: DivulgaçãoAmpliar
Universitários fazem projetos voltados para áreas como marketing e gestão de negócios
Voltados em sua grande maioria a empresas de pequeno e médio porte, os projetos duram aproximadamente dois meses e custam entre R$ 5 mil e R$ 12 mil. “Fazemos projetos para as áreas de marketing, recursos humanos, gestão de negócios e responsabilidade social. A duração de cada projeto varia conforme sua complexidade e o número de funcionários envolvidos”, diz Pedro Camello, gerente comercial da empresa júnior. Camello revela que uma das principais dificuldades é fazer com que os empresários confiem nos consultores juniores e passem as informações necessárias.
Porém, isto não foi problema para o dono da Fairmon. Durante os três meses de trabalho, os alunos identificaram as necessidades da lojae mostraram para Geijer os benefícios da criação de uma loja virtual. “Após o término da consultoria fiz o site conforme as orientações dos estudantes e depois o adaptei para uma loja virtual. Com a nova proposta e a experiência adquirida durante o processo percebi um crescimento de 30% nas vendas”, diz o empresário.
Os problemas identificados pelas empresas juniores fazem parte da rotina diária das grandes consultorias estabelecidas no mercado, o que torna mais desafiador o trabalho dos estudantes. Segundo Victor da Silva Menezes, aluno de engenharia de produção e presidente da Pulso Consultoria na Universidade Federal Fluminense (UFF), muitos clientes não têm controles mínimos de seusempreendimentos. “Atendemos empresários que não usam procedimentos padrões e querem controlar seus negócios apenas no boca-a-boca. Isso faz com que nosso trabalho seja bastante intenso”, afirma. A empresa júnior carioca, fundada em 2004, já atendeu cerca de 30 clientes desde seu início e possui hoje 33 estudantes na equipe.

Mais desafios

Foto: DivulgaçãoAmpliar
Na JR Consultoria mais de 130 empresas foram atendidas desde a fundação

Apesar de os serviços das consultorias juniores serem contratados principalmente por pequenos empresários, grandes companhias também fazem parte da carteira de clientes. A JR Consultoria, pertencente à Universidade Federal do Paraná (UFP), já atendeu empresas como Petrobras e Eletrolux. “A grande diferença entre os atendimentos é que nas companhias de pequeno porte fazemos um acompanhamento mais de perto, porque muitos destes empresários têm apenas conhecimentos técnicos”, diz Veridiane Paludo, presidente da consultoria júnior. “Já em grandes empresas, o projeto é mais bem definido e há possibilidade de se fazer um trabalho à distância”, afirma.
Fundada em 1997, a consultoria paranaense registrou a participação de 400 alunos em mais de 130 atendimentos desde o início de suas atividades. Hoje, a entidade possui 31 membros, sendo a maioria estudantes do primeiro e segundo ano, e presta serviços relacionados principalmente à área de marketing. “É algo frequente recebermos empreendedores com dúvidas sobre gestão e querendo mais informações sobre como abrir um negócio”, diz Veridiane. O preço das consultorias que duram, em média, três meses é de R$ 10 por hora.

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