quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inscrições gratuitas para o Encontro de Economia Baiana seguem até dia 10


Inscrições gratuitas para o Encontro de Economia Baiana seguem até dia 10

As inscrições gratuitas para o maior evento sobre economia baiana seguem abertas até o próximo sábado, dia 10, no endereço www.mesteco.ufba.br/eeb
 
. A sétima edição do Encontro de Economia Baiana (VII EEB) será realizada nos dias 15 e 16 de setembro, no Hotel Pestana, em Salvador, e terá como palestrantes convidadas as economistas Sônia Rocha e Carmem Feijó.

Mais de 970 inscritos já confirmaram participação no evento, uma realização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia/Sefaz) e do Mestrado em Economia da UFBA. O encontro reúne 36 trabalhos científicos, agrupados em 12 mesas, que abordam temas relativos aos tópicos Economia Baiana, Economia Regional e Financiamento do Desenvolvimento.

A sétima edição do evento terá início às 9h do dia 15, com abertura realizada pelos secretários de estado Zezéu Ribeiro (Seplan) e Carlos Martins (Sefaz), o professor Lívio Wanderley, coordenador do Mestrado em Economia da UFBA, Luiz Petitinga, presidente da Desenbahia, Geraldo Reis, diretor-geral da SEI, Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás, e Darcles de Oliveira, gerente de Atendimento e Articulação da Comunicação Institucional - Regional Nordeste, da Petrobras.

Programação - Em 2011, a programação do EEB traz como destaque a economista Sônia Rocha, uma das maiores especialistas do país em estudos sobre a pobreza. A economista, que desde 2010 é titular da cátedra Sergio Buarque de Holanda, da École de Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França), irá ministrar a palestra de abertura, que dá título ao encontro deste ano: Ciclos Econômicos, Desigualdade e Pobreza. Dia 15, às 10h.

Sônia Rocha traz em seu currículo atuação relevante em instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Neste último, realizou estudos sobre pobreza, tendo estabelecido linhas de pobreza e indigência regionalizadas e criado séries temporais de indicadores de pobreza. Temas como metodologia de medição de pobreza, evolução e caracterização da pobreza no Brasil e política anti-pobreza foram tratados em mais de cem artigos publicados pela autora no país e no exterior. Foi consultora de organismos internacionais para estudos de incidência e caracterização de pobreza e para avaliação de políticas na área. Desde 2006, é pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), onde desenvolve estudos sobre distribuição de renda, pobreza, mercado de trabalho, dedicando-se ainda à formulação e avaliação de programas sociais.

Palestra Desenbahia 10 anos – Para celebrar os 10 anos da Desenbahia, a programação do VII EEB traz ainda o economista Antônio Henrique Pinheiro Silveira, que irá falar sobre Conjuntura Nacional, Internacional e Perspectivas de Investimentos. Silveira é professor do Mestrado em Economia da UFBA, atualmente cedido para o Ministério da Fazenda, onde comanda a Secretaria de Acompanhamento Econômico. Sua palestra encerra o primeiro dia do evento, às 17h30.

Abrindo o segundo dia do VII EEB, a mesa redonda A Indústria do Petróleo e Gás na Bahia, com Darcles Oliveira (Petrobras) e Makyo Felix (Bahiagás), às 8h30, apresenta um panorama do segmento energético no estado e suas perspectivas e investimentos.

Também marca presença, nesta sétima edição, Carmem Feijó, que ministra a palestra de encerramento do encontro, com o tema Industrialização e Capacidade de Financiamento no Brasil, dia 16, às 16h. Feijó é economista com PhD em Economia na University of London. Suas áreas de interesse incluem análises sobre o comportamento de firmas industriais, organização industrial e metodologia das contas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário