quarta-feira, 17 de dezembro de 2014


EUA e Cuba fazem acordo sobre troca de presos



WASHINGTON  -  Cuba libertou nesta quarta-feira um prisioneiro americano que permanecia detido há cinco anos no país – Alan Gross, que aparentemente tinha problemas de saúde  –, em iniciativa qualificada como um gesto “humanitário”.
A expectativa é de que o presidente dos EUA, Barack Obama, faça um pronunciamento sobre a questão ainda nesta quarta-feira.
Gross era um prestador de serviços da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA e foi acusado de espionagem pelo governo cubano ao tentar fornecer serviços de internet a cidadãos cubanos.
A expectativa é de que a iniciativa do governo cubano contribua para a normalização das relações entre a ilha e os Estados Unidos. Como parte do acordo para a libertação do cidadão americano, o governo americano estaria disposto a revogar muitas das restrições a viagens e transferências de dinheiro que afetam hoje Cuba.
Em retribuição, os EUA devem transferir à ilha três pessoas condenadas por espionarem para Cuba. Ainda em conformidade com o acordo, de acordo com uma fonte do governo americano, Cuba libertará 53 prisioneiros políticos e os Estados Unidos farão uma revisão do status de Cuba, atualmente incluída na lista dos EUA de países que apoiam o terrorismo.


http://www.valor.com.br/internacional/3827484/eua-e-cuba-fazem-acordo-sobre-troca-de-presos

Nenhum comentário:

Postar um comentário