sexta-feira, 5 de dezembro de 2014




Índios protestam no DF contra ida de Kátia Abreu para Agricultura

Eles ocuparam recepção de confederação presidida pela senadora.
Grupo também se disse contra a PEC 215; 'não aceitamos ela', afirmaram.

Um grupo de indígenas contrários à indicação da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura ocupou a recepção da Confederação Nacional da Agricultura nesta sexta-feira (5). Vestidos a caráter e portando faixas, eles fizeram uma roda em torno de uma imagem religiosa e também se manifestaram contrários à PEC 215, que transfere ao Poder Legislastivo a responsabilidade de decidir sobre as demarcações de terras indígenas, atualmente sob a competência da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Os cerca de 40 indígenas, vindos de Goiás e Tocantins, ficaram no local por volta de duas horas. Representante do grupo, Dalma Régia, disse que eles estão em Brasília desde segunda para tentar mostrar à sociedade como pensam.
"Se ela [a PEC 215] for aprovada, será o fim de todos os povos indígenas. Nossos rios acabaram. O agrotóxico está acabando com o mundo", declarou. "Não aceitamos ela [Kátia Abreu] como ministra da Agricultura."
Funcionários da confederação afirmaram que não houve conflito. Eles disseram à reportagem que o grupo também não ofendeu ninguém.
Convite
A senadora Kátia Abreu foi convidada no dia 19 de novembro pela presidente Dilma Rousseff para ser a futura ministra da Agricultura. Presidente da Confederação Nacional da Agricultura, ela sinalizou positivamente.
Kátia Abreu tem o apoio do presidente do PMDB, Michel Temer, e agora está conversando com outras lideranças do partido a fim de ampliar a rede de apoios. Dilma disse à senadora que ela terá "carta branca" para montar a nova equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário